segunda-feira, maio 15, 2006

Proposta para um melhor mercado único

No último dia 9 de Maio assistimos à apresentação de doze propostas que visam orientar a acção da UE para o que verdadeiramente preocupa os cidadãos. Uma dessas propostas consiste num balanço do que foi realizado até 2007 relativamente ao mercado único. É sem dúvida um ponto importante porque quem viaja pela Europa nota que, em muitos aspectos, o mercado único é uma miragem. As recentes ofensivas da Comissão contra os altos valores cobrados (eufemismo para roubo) pelas operadoras de telecomunicações no roaming e os altos valores das comissões cobradas pelos bancos na utilização dos cartões de crédito é um sinal de que algo pode mudar.
Podemos sugerir mais uma ou outra ideia:
O combate à segmentação deliberada dos mercados, por exemplo no comércio de produtos fotográficos, com preços diferentes para diferentes Estados-membros;
O combate à cartelização dos preços dos combustíveis em Portugal e, provavelmente, noutros estados.Estas são algumas das verdadeiras preocupações dos cidadãos europeus, a par do desemprego e da segurança.
O fechar de olhos da Comissão perante estes casos é, infelizmente, uma das razões para o afastamento dos cidadãos face à Europa e fomenta a falta de credibilidade, assim como alimenta a acusação de dois pesos e duas mediadas que é feita à Comissão. Por isso a JEF defende uma maior fiscalização das regras de mercado em defesa dos consumidores.

Sem comentários: