segunda-feira, maio 29, 2006

Conselho de MNE não consegue acordo

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros não conseguiram chegar a acordo este fim de semana sobre o que fazer relativamente à Constituição Europeia. Não é de estranhar quando países como o Reino Unido continuam a tentar bloquear o tratado.
Alguns aspectos ficam no entanto claros:

- antes de 2009 não será possível a aprovação e implementação desta Constituição.
- o período de reflexão é alargado até às eleições do próximo ano na França e na Holanda.

A Alemanha, que insiste no projecto, é o único pais que parece trazer algo de novo para o debate como por exemplo a alteração do nome do Tratado, e alteração (recuperação) de algumas das propostas incluídas neste Tratado.

Portugal, que preside à União no segundo semestre de 2007, pode e deve dar o seu contributo para facilitar a aprovação deste Tratado.
No entanto o grande problema parece persistir as opiniões públicas continuam desconfiadas, situação que empurra os dirigentes nacionais para uma atitude de extrema cautela.
De referir que o debate europeu anda muito adormecido não só em Portugal mas no resto da Europa assistindo-se ainda a uma realidade estranha a de que os governantes actuais são mais eurocépticos que os da década de 90.
Na realidade a fórmula já existe, ela passa por debater, debater, debater, aproximar os povos e aproximarem-se dos povos.

José Rodrigues de Almeida

Sem comentários: