quarta-feira, janeiro 26, 2011

Fundação da Juventude - Feiras Francas


O último Sábado do mês traz à zona histórica do Porto as Feiras Francas. A 29 de Janeiro, no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, vive-se mais um dia de criatividade.

Das 10h às 22h todos são convidados a “Desenhar uma linha”. Porque desenhar uma linha pode unir dois pontos… ou pode separar espaços. Desenhar várias linhas pode criar pontes que unem e edifícios que protegem. Do entrelaçar de linhas surgem tecidos que aconchegam. No desalinhar de um espaço podem nascer novas ideias. Do alinhar de ideias podem criar-se novos espaços. Do alinhavar de pensamentos pode nascer a mudança. Com linhas se fazem laços que constroem ligações.

É este estabelecer de ligações, esta proximidade criativa que os participantes procuram ao participar nas Feiras Francas, expondo a sua Arte. Assim, nesta edição contamos com 30 artistas das áreas do: design de produto – Ovelha Negra, Joana Caetano, Miglinha, Daniela Pereira, Catrela Origamis/desenhos, Marta Bessa, Kokoi Lovers, Rita Faria, Cátia Sul, Renata Proença, Vermelho Cereja; Joalharia Luísa Pedroso Sofia Prazeres Gabriela Duarte; Design de Moda Daniela de Barros; Mobiliário undobjects; Ilustração Rui Sousa, Leonor Zamith, Inês Oliveira, Pedro Nogueira; Pintura Inês Gama; Escultura e Gravura Alexandra Barbosa; Fotografia ALT; Editora Edições Eterogémeas e ainda os projectos de Doçaria Poço dos Desejos e Arte Floral Amores Sempre Perfeitos.

Às 11 horas podem contar com a leitura de um livro infantil das Edições Eterogémeas, e a partir das 16 horas com a actuação, ao vivo, do Grupo Zé Alguém.

A Feira Franca é uma iniciativa da Fundação da Juventude que pretende dar a oportunidade a jovens criadores, de várias vertentes artísticas, vender os seus produtos e apresentar performances, com o intuito de valorizar as suas competências e criar as condições para o surgimento de novos negócios.

Desde o início deste projecto, a Fundação da Juventude já apresentou nas Feiras Francas mais de 280 criadores autores de mais de 300 produtos em 10 áreas criativas.

Sem comentários: