segunda-feira, abril 23, 2007

Eleições francesas: a ausência das questões europeias

Nicolas Sarkozy e Ségolène Royal são os candidatos que vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais francesas a 6 de Maio.
Estas eleições captaram a atenção dos cidadãos europeus por duas razões: (i)o confronto esquerda - direita muitos mais acentuado que noutros países e consequentemente o confronto de duas visões da sociedade muito diferentes para a França e para a Europa, e (ii) pela ausência no debate das questões europeias.
Teria sido uma oportunidade única para discutir a Europa e perceber qual a visão que cada tem destes temas.
Só os candidatos dos extremos discutiram estes assuntos e obviamente para criticarem... É por isso natural que as suas ideias vinguem junto do eleitorado contribuindo para o aumento do número de eurocépticos. Por muito que a comissão apregoe e por muitos planos de comunicação que se façam não é evitando estas questões que se traz os cidadãos para o campo da União Europeia. Todos em Bruxelas o sabem porque todos eles já foram dirigentes nacionais e todos eles agiram deste modo.

É por isso essencial que durante esta segunda volta os candidatos clarifiquem os cidadãos franceses ( mas tb os restantes cidadãos europeus, afinal vão participar em importantes decisões que nos afectam a todos) sobre o que pensam e o que desejam para a União Europeia e qual o papel que a França quer desempenhar nesta construção

1 comentário:

Wohooo disse...

Caro Jose,

Após ler alguns dos seus artigos espalhados por diversos blogs, reparei que surgem vários artigos sobre a Uniao Europeia. Por isso deixo este comentario com a proposta de participar nos premios para jornalistas Europeus (ver abaixo). Achei os seus artigos de imensa qualidade, e desde já dou-lhe os parabens. A data final de entrega dos artigos será este sábado, dia 15 de Marco de 2008.

Boa sorte!!



"Alarga os teus horizontes"
Lançamento do Prémio Jovem Jornalista Europeu sobre o Alargamento da UE
Data final de entrega dos artigos: 15 de Março


Jovens jornalistas de toda a Europa são convidados a participar num concurso Pan-Europeu que destaca. A entidade organizadora é a Comissão Europeia, Direccão-Geral para o Alargamento, em cooperação com a European Youth Press. O objectivo do concurso consiste em encorajar os jovens jornalistas dos 17 aos 35 anos a reflectirem e expressarem as suas opiniões na sua língua materna acerca da política de alargamento da União Europeia.

Os júris nacionais - compostos por representantes dos media – irão seleccionar o artigo vencedor de cada país em Abril de 2008 e os artigos serão publicados no sítio Web do concurso. Os 35 vencedores serão convidados a participar numa viagem aos países dos Balcãs e terão a oportunidade de participar numa conferência com representantes dos media de vários países em Junho de 2008. "Os vencedores não serão apenas premiados, mas terão também a oportunidade de trocar ideias com os seus colegas e profissionais dos media. Com este prémio, acolhemos uma rede de jovens jornalistas entre os países da União Europeia, países candidatos e potenciais candidatos", sublinhou Anna Siitam, porta-voz da European Youth Press, a organizacão central que abrange cerca de 48.000 jovens jornalistas na Europa.

Para mais informações ou para se candidatar, visite o site www.eujournalist-award.eu ou envie um e-mail para info@eujournalist-award.eu