terça-feira, novembro 14, 2006

Posição dura com Turquia

Os ministros dos negócios estrangeiros da União avisaram as autoridades turcas de que dispõem de um prazo máximo de 3 semanas para normalizar as relações com Chipre. Esta situação arrasta-se algum tempo e resulta do facto da Turquia não abrir os seus portos e aeroportos aos cipriotas.

A JEF Europa e a JEF Portugal sempre concordaram com a adesão da Turquia à União. Contrariamente a alguns políticos e comentadores consideramos que a Turquia pode aspirar a ser membro da União. Mas reconhecemos que os estados que pretendem aderir devem cumprir com as suas obrigações algo que a Turquia não tem feito.

Não podemos igualmente ignorar os ataques sistemáticos à Turquia que alguns na União têm sistematicamente desferido a este país. Contribuindo deste modo para uma maior antipatia para com a União visível nos baixos índices de aceitação por parte da população turca.

Por isso e atendendo à conjuntura interna turca (eleições em Novembro 2007) a melhor opção será o de abrandar as negociações com a Turquia. A União dispõem ainda de mecanismos de pressão económica com Turquia que pode usar.

Sem comentários: