Braga, uma das cidades mais antigas de Portugal, vai ser a Capital Europeia da Juventude (CEJ) em 2012, apurou ontem o DN junto de fonte ligada ao processo. A antiga cidade fundada pelos romanos há mais de dois mil anos, Bracara Augusta, ganhou a "corrida" às duas cidades gregas que com ela concorriam, Iráclion e Byron.
A decisão foi tomada quinta-feira pelo Fórum Europeu da Juventude, em Bruxelas, onde, a 24 do corrente mês, será comunicado oficialmente o vencedor. O Minho estará, pois, em foco na Europa em 2012, juntando-se agora Braga a Guimarães, que será palco da Capital Europeia da Cultura (CEC) no mesmo ano. Ao DN, a presidente da Fundação Cidade de Guimarães, responsável pela organização da Guimarães 2012, disse estar "disponível" para gizar sinergias entre as duas organizações.
"Acho possível, desejável e está a Fundação Cidade de Guimarães certamente disponível para isso", afirmou Cristina Azevedo, frisando "não ser possível adiantar nenhuma ideia no plano concreto" por não conhecer ainda o programa da CEJ. Por não ser ainda oficial, o vereador da Juventude da autarquia bracarense não quis pronunciar-se, mas lembrou um dos argumentos da candidatura: "Braga é a cidade mais jovem do país, o concelho tem cerca de 180 mil habitantes, 80 mil com menos de 35 anos".
Segundo Hugo Pires, em declarações anteriores à atribuição à cidade da CEJ em 2012, a organização visa "apostar em dar mais qualificação e mais oportunidades aos jovens". O programa abrangerá as mais diversas áreas, desde a cultura ao desporto, passando por uma forte aposta na temática do empreendedorismo, sendo que será criado um Gabinete do Empreendedorismo juntamente com a Associação Académica da Universidade do Minho.
Destaca-se ainda a candidatura ao fórum YWorld, que abrirá a CEJ 2012 e que pretende dar a conhecer a vida dos jovens nos vários países do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário