quarta-feira, novembro 29, 2006

Durão Barroso eleito "Europeu do Ano 2006"

O jornal European Voice elegeu os Europeus do Ano 2006 (European of the Year 2006).
O actual Presidente da Comissão Durão Barroso ( por sinal português) foi eleito o "Europeu do Ano 2006". A cerimónia da entrega dos prémios decorreu ontem no Cercle Royal Gaulois em Bruxelas.

Os outros eleitos nas diferentes categorias foram:

Comissário do Ano: Olli Rehn
Eurodeputado do Ano: Josep Borrell
Chefe de estado do Ano: Angela Merkel
Diplomata do Ano: Jean-Marc de la Sablière
Activista do ano: Colin FirthBusiness
Líder do Ano: Niklas Zennström and Janus Friis
Jornalista do Ano: Nils Mulvad
Achiever of the Year: Andrej Bajuk
Cidadão não-europeu do Ano: Tariq Ramadan

Na imprensa portuguesa nem uma "linha"....ou será que estamos enganados?

O Papa apoia a adesão da Turquia à Europa

Numa clara inversão do que repetidamente foi afirmado pelo Vaticano, pelas agências noticiosas e pelos colunistas afectos, o Papa Bento apoia a integração da Turquia na União Europeia. É uma boa notícia. a União Política da União não pode ser fundada em aspectos religiosos. A população que hoje integra a o espaço da União é de diferentes credos.
O valor mais alto da tolerância e do cristianismo está aqui bem patente e é um exemplo para todos nós, seja qual for o credo.

Politicamente é uma mensagem poderosa.

sexta-feira, novembro 17, 2006

Logotipo 50º Aniversário




Este é o logotipo aprovado pela Comissão Europeia para comemorar o 50º aniversário da União e é da autoria de Szymon Skrzypczak, de origem polaca.

RNAJ e apoio ao associativismo jovem

Foram publicadas no Diário da República de 15 de Novembro as portarias referentes ao RNAJ-Registo Nacional do Associativismo Jovem e aos programas de apoio financeiro ao associativismo jovem.
P 1228/2006 - RNAJ
P 1229/2006 - Programas de Apoio Financeiro ao Associativismo Jovem

terça-feira, novembro 14, 2006

Posição dura com Turquia

Os ministros dos negócios estrangeiros da União avisaram as autoridades turcas de que dispõem de um prazo máximo de 3 semanas para normalizar as relações com Chipre. Esta situação arrasta-se algum tempo e resulta do facto da Turquia não abrir os seus portos e aeroportos aos cipriotas.

A JEF Europa e a JEF Portugal sempre concordaram com a adesão da Turquia à União. Contrariamente a alguns políticos e comentadores consideramos que a Turquia pode aspirar a ser membro da União. Mas reconhecemos que os estados que pretendem aderir devem cumprir com as suas obrigações algo que a Turquia não tem feito.

Não podemos igualmente ignorar os ataques sistemáticos à Turquia que alguns na União têm sistematicamente desferido a este país. Contribuindo deste modo para uma maior antipatia para com a União visível nos baixos índices de aceitação por parte da população turca.

Por isso e atendendo à conjuntura interna turca (eleições em Novembro 2007) a melhor opção será o de abrandar as negociações com a Turquia. A União dispõem ainda de mecanismos de pressão económica com Turquia que pode usar.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Programa "Juventude em Acção"

Foi adoptado pelo Parlamento Europeu, no passado dia 25 de Outubro de 2006, o novo Programa "Juventude em Acção" que irá decorrer entre 2007-20013.

Serão apoiadas as seguintes acções:
1. Juventude para a Europa
2. Serviço Voluntário Europeu
3. Juventude para o Mundo
4. Animadores socioeducativos e sistemas de apoio
5. Apoio à Cooperação política.

Este Programa destina-se a jovens entre os 15 e os 28 anos (em alguns casos entre os 13 e os 30 anos) oriundos da União Europeia e de fora desta.

O Programa será implementado nos diversos países através de Agências Nacionais. O contacto da Agência Nacional Portuguesa é:
Agência Nacional para o Programa JUVENTUDE – IPJ
Avenida da Liberdade 194-6°P – 1269-051
LisboaTel: (351) 21 3179229Fax: (351) 21 3179210