quarta-feira, setembro 27, 2006

Bulgária e Roménia admitidos em Janeiro de 2007

Independentemente de um ambiente cada vez mais hostil a novos alargamentos, a Comissão Europeia confirmou o alargamento da União Europeia em 1 de Janeiro de 2007 ao reafirmar a entrada nessa data da Bulgária e da Roménia. No entanto a Comissão reafirmou a situação de vigilância destes estados. Impondo medidas de acompanhamento em três áreas consideradas particularmente preocupantes na ultima avaliação de Bruxelas: o sistema judiciário, os fundos europeus e a segurança alimentar.
Esta adesão alarga a União a 27 estados com quase 490 milhões de habitantes
Penso que devemos estar contentes com mais este alargamento. A Europa é deste modo cada vez mais o maior bloco económico do mundo. E é altura de começar a falar de outro modo no mundo.
É nosso dever transmitir uma mensagem de optimismo em todas as frentes contra um eurocepticos que nada de útil trazem à Europa e para a Europa

quinta-feira, setembro 21, 2006

Dia Internacional da Paz

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Paz.
De acordo com a resolução 55/282 de 28 de Setembro de 2001, a Organização das Nações Unidas proclamou este dia (21 de Setembro) como Dia Internacional da Paz. O objectivo é celebrar especialmente este dia e separará-lo do dia de abertura da Assembleia Geral da ONU considerado desde 1981 Dia Internacional da Paz.

O Dia Internacional da Paz pretende ser um dia no qual se observa o cessar fogo e a não violência a nível mundial e durante o qual todas as nações e povos se sintam motivados para cumprir uma suspensão ou fim das hostilidades durante todo esse dia.

http://www.un.org/depts/dhl/spanish/peace/index.html

segunda-feira, setembro 11, 2006

Comissão e parlamentos nacionais

Resultado de um compromisso assumido em Maio, a Comissão vai transmitir directamente aos parlamentos nacionais as suas propostas e os seus documentos de consulta e convidá-los a comentar os mesmos a fim de melhorar o processo de elaboração das políticas.

Isto mesmo foi transmitido hoje em Helsínquia por Margot Wallstrom, Vice-presidente da Comissão Europeia encarregue da comunicação e das relações institucionais.

Trata-se da aplicação de um compromisso de 10 de Maio último e aprovado pelo Conselho Europeu de Junho.

Trata-se de uma resposta a uma exigência antiga dos parlamentos nacionais e uma forma de os responsabilizar igualmente pelas políticas europeias.